Plano de Comunicação

Um dos objectivos do projecto é manter as famílias informadas de como é o dia-a-dia dos seus filhos.

Para tal, foi criado um sistema de comunicação por painéis. Diariamente é actualizado o painel de informações sobre o dia-a-dia dos alunos, junto à entrada de cada sala. As informações de caracter permanente estão afixadas nos painéis centrais, junto à secretaria. Situações pontuais e avisos são comunicadas pessoalmente ou enviados por escrito: email ou papel deixado na caixa de correio da criança, consoante combinado previamente com os pais. Quem for de transporte para casa, leva o recado escrito dentro da mochila. Todas as comunicações, de caracter geral, são disponibilizadas neste site, no menu dos Comunicados/Avisos, de acesso restrito aos utilizadores registados.

Os pais podem deixar os seus recados, de manhã, por escrito na caixinha de correio da sala correspondente. Se pretenderem contactar telefonicamente as responsáveis de sala do seu educando, devem fazê-o na hora do almoço, conforme foi estipulado para cada educadora, utilizando preferencialmente, a rede fixa 219 524 114.

Tentamos, ao longo do ano, através de diversas iniciativas, trazer os pais à escola, incentivando-os a participar em actividades do próprio colégio. Acima de tudo, temos consciência que o infantário é muitas vezes a segunda casa da criança, e daí a importância de uma boa articulação entre a família e a escola.

Através de reuniões regulares ao longo do ano, entre a escola e a família, auscultamos a opinião dos pais sobre a qualidade dos nossos serviços e damo-lhes conta do programa pedagógico e do projecto educativo posto em prática, bem como do grau de desenvolvimento das crianças. Todas as educadoras têm um horário de atendimento de pais predefinido, que requer marcação prévia e confirmação. A coordenadora e a direcção estão sempre receptivos à comunidade e às famílias, podendo ser agendadas reuniões, caso se justifique.

No final do ano lectivo é realizado um inquérito anual para avaliação da satisfação dos pais, cujos resultados e planos de melhoria são divulgados na instituição.

Para que haja uma boa comunicação, temos todos que contribuir, de forma participativa, assertiva e construtiva, tentando utilizar os canais mais adequados.